De uns tempos para cá, muito se fala sobre o colesterol e ele acabou virando o grande vilão da nossa saúde. Mas na verdade não é bem assim.

Primeiramente, existem dois tipos de colesterol:

  • HDL: É a sigla, em inglês, para Lipoproteína de alta densidade e conhecido como “colesterol bom”.
  • LDL: É a sigla, em inglês, para Lipoproteína de Baixa Densidade e é o “mau colesterol”. Ele se instala nas paredes das artérias, onde inicia o acúmulo de gorduras e tendo como consequência o entupimento das veias.

Logo, para manter a saúde você deve baixar os níveis de LDL e aumentar o nível de HDL.

Como baixar o colesterol

A principal regra para você baixar o colesterol é mudar a sua alimentação. Não é preciso efetuar dietas radicais ou drásticas, mas através de algumas substituições você conseguirá resultados satisfatórios. Veja abaixo algumas dicas:

– Troque os produtos lácteos integrais por desnatados

Estes produtos de origem animal apresentam uma grande quantidade de gordura saturada. Os maiores vilões são o leite integral, os queijos amarelos e a manteiga. Para fazer a substituição, troque os queijos amarelos pelos brancos, leites integrais pelos desnatados, enfim, fique atento ao rótulo dos produtos e dê preferência aqueles que apresentam a informação “0% de gordura”.

Fique atento também aos pratos que contém estes produtos como sobremesas, bolos, tortas, etc.

– Dê preferência a carnes magras

Já está bem difundida a informação que as carnes vermelhas possuem mais colesterol que as brancas, mas não significa que você possa abusar quando comer uma carne branca. Fique atento, pois alguns preparados têm tanta gordura quanto uma carne vermelha.

Evite comer a pele do frango e cortes muito gordos dos outros tipos de carne. Experimente retirar a gordura visível das carnes e assim diminuir a quantidade de colesterol no prato. O importante é maneirar na quantidade de gordura que você consome diariamente.

– Evite frituras

Ao ingerir frituras, mesmo aquelas feitas com óleos vegetais, você contribui indiretamente para o aumento do LDL, pois com o superaquecimento do óleo, sua estrutura molecular é alterada e ele perde a propriedade de aumentar o HDL. Pior ainda se no preparo houver gordura de origem animal, aí sim sua contribuição para o aumento do LDL é direta.

– Consuma mais fibras

As fibras ajudam a baixar o colesterol, pois ajudam a diminuir a absorção de gorduras pelo organismo. Sendo assim, prefira os alimentos integrais e de preferência, consuma frutas com casca.

– Largue o cigarro

Além de todos os malefícios já conhecidos sobre o cigarro, para quem possui colesterol alto, ele acelera o acúmulo de gorduras nas artérias. A chamada aterosclerose. Isto aumenta em muito os riscos de entupimento de veias, aumentando em também a probabilidade de um infarto.

Colesterol

Colesterol

Como baixar o colesterol: 5 Erros que estão impedindo você de conseguir

Agora queremos comentar alguns erros que estão impedindo você de baixar o colesterol:

1º erro: Não observar os rótulos dos alimentos

São poucas as pessoas que observam os rótulos dos alimentos para se prevenir de ingerir quantidades desnecessárias de gorduras. Na próxima vez que você fazer compras, observe a porcentagem de gordura no rótulo. Valores acima de 20%VD são altos e devem ser evitados.

2º erro: Não se beneficiar dos óleos vegetais

Óleos vegetais como o de Oliva e o de Canola possuem gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir os níveis de LDL. Além disso, os óleos de soja, milho e girassol são ricos em gorduras poli-insaturadas que ajudam a aumentar os níveis de HDL.

3º erro: Não praticar exercícios físicos

Quando você pratica exercícios físicos, você utiliza suas reservas energéticas. Isto contribui para a diminuição da gordura corporal e como consequência, diminuirá o colesterol no sangue.

4º erro: Não comer peixe

Se você é daqueles que vira a cara só de pensar em peixe, saiba que está cometendo um grande erro. Principalmente quando se trata de peixes de água fria como salmão, atum e truta. Estas espécies são ricas em ômega 3, uma gordura boa que auxilia na redução dos níveis totais de colesterol do sangue.

5º erro: Não comer aveia

Já falamos acima sobre o benefício das fibras, mas a aveia merece um comentário a parte. Ela dá a sensação de saciedade por mais tempo, ajuda a controlar a quantidade de açúcar no corpo, melhora a circulação e ajuda a diminuir o quanto o corpo absorve de gordura.

Você pode comê-la em variadas refeições doces ou salgadas. Só fique atento aos acompanhamentos para não exagerar.

Categorias: Dicas

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